O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto

 

Ao longo deste ano letivo foram realizadas três mobilidades com alguns dos docentes a conhecerem novos países e culturas, ao mesmo tempo que aprofundavam os seus conhecimentos com a partilha de experiências e interação com profissionais da mesma área, de outros países. 

 

Quando nos propomos a realizar este tipo de atividade, saímos da zona de conforto pois alargamos a nossa visão sobre educação, trazendo para o nosso colégio novas visões, ideias e atividades! No Colégio de Alfragide acreditamos que são estes momentos que nos fazem enriquecer e nos levam a refletir a nossa prática sempre numa perspetiva de encontrar as metodologias que consideramos mais “ricas”. 

 

A experiência em França, na última semana, mostrou-nos um sistema de ensino muito diferente do praticado no nosso colégio, arrisco mesmo dizer… oposto! 

No colégio de Alfragide focamos o processo de ensino aprendizagem na criança enquanto ser humano, enquanto cidadão. No pré-escolar, valorizamos o saber estar, saber ser, saber viver,… ao invés de vivermos em função do que a criança adquiriu/aprendeu. Para a nossa metodologia, interessa que a criança se sinta parte participante do seu processo de aprendizagem encaminhando-a nas suas ideias e aproveitando as suas vivências. 

Em França, verificámos um sistema focado no aluno e nas suas competências escolares e pouco preocupado com a formação de crianças autónomas, empreendedoras e ativas. A criança é vista como um aluno que deve atingir os objetivos previamente estipulados pelo sistema, e que se encontram definidos para todas as escolas por parte do Ministério da Educação Francês! 

 

Conhecemos uma nova realidade com a introdução da aprendizagem formal da leitura e da escrita, logo desde os 5 anos. No nosso colégio pretendemos nesta idade despertar o gosto e estimular o desejo desta aprendizagem não formalizando a aquisição da mesma. No entanto, tivemos oportunidade de conhecer e contactar com novos materiais que poderemos adequar à nossa realidade! 

 

Há, de facto, diferenças substanciais na forma como encaramos a educação. No entanto, esta experiência trouxe ideias muitos interessantes que tentaremos colocar em prática no nosso colégio tão breve quanto possível! 

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

 

Pré-Escolar

Joana Gamito