Vamos brincar

 

Na sala da creche brincar é uma constante, seja em sala ou no recreio.

Todos os dias existem momentos de brincadeira.

As crianças expandem a sua imaginação e as suas competências a brincar.

É através dos brinquedos, e das brincadeiras que vão desenvolvendo a sua capacidade de comunicar e interagir no mundo e com os outros. Brincar, é por isso, fundamental para que as crianças tenham um desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor, mais saudável.

Brincar traz benefícios imediatos em diferentes domínios. Considerando o aspeto socio emocional, as crianças quando brincam expressam sentimentos e emoções como afeto, medo e agressividade e, em muitas situações, aprendem a lidar com a frustração. Quando brincam com os pares, a partilha, a negociação, o estar em grupo, a liderança e a resolução de conflitos são uma realidade constante”. No domínio cognitivo, os benefícios são igualmente diversificados na autonomia, livre iniciativa, criatividade, imaginação e resolução de problemas. “Já no domínio motor e na saúde, o brincar pode promover o aumento da mobilidade, do movimento e da atividade física.

Brincar também é um desafio e risco, é experimentar novas emoções, é aprender para a vida.

A creche assume assim um papel fundamental em todo o processo de crescimento e aprendizagem, em particular nas primeiras etapas do desenvolvimento infantil.

 

 

Juntos Pelo Ensino!

Juntos Somos Mais Fortes!

 

Creche

Vânia Lopes