A importância do brincar no desenvolvimento da criança

Na idade de creche e pré-escolar o brincar é uma coisa muito séria… É a atividade por excelência da criança. Ao explorar o meio e os objectos que a envolvem vai adquirindo conhecimentos, sentido crítico, respeito por si e pelos outros. A brincadeira torna-se, portanto, o estímulo mais poderoso da criatividade, do optimismo, da vontade e da alegria de viver..

As crianças envolvem-se nas brincadeiras com uma vitalidade e energia que parecem ser inesgotáveis, correndo, saltando e tropeçando, algumas vezes. Desta forma, as crianças aprendem a controlar o seu corpo e movimentos e a conhecer os seus próprios limites e dificuldades. Enquanto brinca, a criança descobre a sua própria identidade e esboça uma imagem de si própria mas, sobretudo, aprende a conhecer o mundo das relações sociais. Quando brinca aos pais e às mães ou aos bombeiros, a criança está a estabelecer relações de socialização com os seus amigos e a expressar simbolicamente os seus medos, as suas frustrações e também as suas próprias experiências e expectativas. O mesmo acontece quando brinca, por exemplo, aos leggos ou outros jogos de construção que permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico e o desenvolvimento de competências espaciais.

Acreditando na importância do brincar e de como o espaço/escola podem ser pensados de forma construtiva e com uma intencionalidade planeada, na sala dos 4 anos os materiais de cada uma das áreas são organizados e dispostos partindo de um processo reflexivo de observação onde, mediante os interesses das crianças e a intencionalidade da Educadora são selecionados e criados materiais para colocar à disposição das crianças. Estes materiais/brinquedos são alterados com frequência permitindo que as crianças se desafiem, explorem e potencializem as suas aprendizagens, não esquecendo que a principal função do brinquedo é proporcionar prazer na brincadeira livre e espontânea.

Quando são colocados materiais/brinquedos à disposição das crianças, nem sempre estas brincam da forma mais esperada pelo adulto, onde as crianças se encarregam de estabelecer novas utilizações e funções dos materiais que as rodeiam sendo todo este processo do “brincar” essenciais para o desenvolvimento de competências como a resolução de problemas, criatividade e imaginação, competÊncias estas essenciais para o seu futuro enquanto alunos, adultos e cidadãos.

No Colégio de Alfragide, as crianças são vistas como seres ativos que aprendem através da manipulação e experimentação e, é neste sentido, que a Educadora Ana cria, na sala dos 4 anos, um ambiente onde são proporcionadas as condições essenciais para o desenvolvimento das competências lógico-matemáticas, linguísticas, artísticas, musicais e emocionais das crianças visando, sempre, a importância de um contexto educativo estimulante que facilite o desenvolvimento pleno e harmonioso de cada uma das crianças.

Pré-Escolar
Ana Filipa Matias