Projeto “Matemática e arte”

No âmbito dos trabalhos de projeto desenvolvidos pela turma do quarto ano, tem decorrido o projeto “Matemática e arte” que tenta integrar os conteúdos programáticos relacionados com a geometria e com a expressão artística numa dinâmica de trabalho de projeto.

Como sabemos, a linguagem matemática é transversal a várias disciplinas e dimensões da vida. Um dos principais objetivos desta atividade é proporcionar aos alunos a descoberta dessas ligações e interações interessantes, trabalhando as noções de polígonos e de não polígonos, os elementos que os constituem, a forma e os critérios de classificação, os sólidos geométricos, poliedros e não poliedros, as pavimentações, as simetrias e os padrões geométricos, fáceis de encontrar no quotidiano, quer em ambiente formal de aprendizagem, quer em ambientes informais como museus, murais, obras de arte, entre outros.

Pretende-se assim que cada aluno desenvolva a sua curiosidade, o seu conhecimento artístico e a sua capacidade criativa, tudo isto, alicerçado num espírito de autonomia.

Este trabalho é proposto ao aluno através de um guião digital, disponibilizado na plataforma Google Classroom. Cada aluno desenvolve a partir daí o seu trabalho, efetuando pesquisa em livros, na internet e noutros recursos, selecionando a informação que pretende trabalhar, modificando-a e simplificando-a, ao essencial. Posteriormente, com base neste tratamento de informação, cada aluno desenvolve a sua apresentação através da aplicação Google Slides. Aí, deverá registar as informações e ilustrar com base em imagens pesquisadas ou criadas pelo próprio aluno. Numa fase posterior, na finalização do seu trabalho, cada aluno deverá incluir a tradução para Inglês.

Após todos os processos de análise e revisão, o aluno apresenta o seu trabalho à turma, partilhando as suas descobertas e aprendizagens, refletindo também sobre a forma como decorreu o projeto.

1º CEB | 4º Ano

Pedro Campos