Semana cheia de novas aprendizagens na sala dos 4 Anos

 

A semana na sala dos 4 anos começou, como dita a rotina, com as partilhas do fim-de-semana. Entre idas ao jardim, brincadeiras no parque, passeios na praia e idas ao oceanário (…) todas cheias de emoção, mas o que aguçou a curiosidade do grupo foi a lã de ovelha que uma das crianças trouxe.

“Cheira mal!” foi a primeira observação. A seguir a estas começam os comentários e dúvidas – “Porque cortaram a lã da ovelha?”, “Porque a lã cheira mal?”, “Essa lã é para fazer roupa?”. A Educadora Ana aproveitou o interesse e deram início ao projeto sobre as ovelhas e a lã.

Através da história “Ovelhinha dá-me lã” chegaram às primeiras respostas. Já sabiam porque se faz a tosquia das ovelhas e o que se pode fazer com a lã. Mas se a lã estiver malcheirosa, como se pode utilizá-la? Os vídeos e pesquisas de imagens chegaram ao chamado “Ciclo da lã” e foi através dele que se percebeu todo o processo, desde que as ovelhas estão preparadas para a tosquia até chegar a novelos de lã bonitos e cheirosos!

Durante a semana desenvolveram atividades de recorte, colagem, descobriram as palavras relacionadas com a lã e os sons iniciais de cada uma delas. Construíram um ciclo da lã e dividiram-no em oito fases, trabalhando a contagem e os números ordinais.

Para terminar o projeto, planeamos uma ida à quinta para colocar as mãos à obra e tosquiar as ovelhas e descobrir mais algumas curiosidades sobre este animal.

Desenvolver competências dentro das 100 linguagens e de uma forma multidisciplinar, partindo do interesse e curiosidade das crianças é a melhor forma de aprender!

 

Uma boa semana a todas e a todos!

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!