Participação do 2.º Ciclo no Parlamento dos Jovens

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

O Colégio de Alfragide não faltou e foi representado por três alunas do 5.º ano (2.º Ciclo).  O tema escolhido para este ano foi “Fake News – O Impacto da Desinformação na Democracia”.

A participação ativa dos jovens na sociedade e na promoção de políticas para a juventude de qualidade é essencial. Os jovens são os principais interessados no acesso e no respetivo acompanhamento das políticas e decisões atuais. Como é por hábito dizer-se que “o futuro do país depende da juventude” ou que “os jovens são o futuro”, o corpo docente do Colégio defende ser imperativo que se assegurem políticas inequívocas para a qualidade, capazes de desenvolver e impulsionar o seu verdadeiro potencial.

O até então Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que é de conhecimento geral que “(…) os jovens estão sub-representados nos processos de tomada de decisão que os afetam, embora o seu envolvimento seja absolutamente indispensável para a democracia.” É necessário capacitar os jovens e formá-los “(…) para que possam ter êxito em inscrever a sua voz nos processos de participação e decisão política, sejam eles locais, nacionais, europeus ou globais.”

No passado dia 28 de março, as nossas alunas participaram, com distinção, na edição deste ano do Programa Parlamento dos Jovens, e tiveram a oportunidade de debater as suas ideias com outras escolas do distrito, no âmbito do tema escolhido para este ano.

2º CEB

Daniela Rodrigues