Empreendedorismo

“We are here to put a dent in the universe. Otherwise, why else even be here?” Steve Jobs

No Colégio de Alfragide, pretendemos ser a roda que não só move como orienta os nossos alunos e alunas para hoje e amanhã deixarem a sua marca no mundo. Desde novos trabalham em projetos e com alguns conceitos como o empreendedorismo, conceitos esses que evoluem com eles.

Através de uma pequena ideia, podemos construir um grande projeto com fim lucrativo/aplicação ou não. Os objetivos dos projetos são sempre traçados em conjunto com os alunos e os docentes, em paralelo com os conteúdos programáticos, averiguando uma futura aplicação do mesmo. A ideia surge da necessidade de que esta geração apresenta em saciar a sua curiosidade, devido ao fluxo constante de informação ao seu redor. A sua aplicação final depende do interesse da turma e da vertente pedagógica.

Mediante este método de trabalho, os alunos do 6.º ano estiveram a efetuar uma apresentação dos seus projetos desenvolvidos nas disciplinas de Estudo Acompanhado e Cidadania e Desenvolvimento. Uma vez que pretendem apresentar os seus projetos a várias editoras para arranjar financiamento e patrocinadores, esta apresentação foi feita com toda a seriedade e rigor para a Professora Sara e para o Diretor Pedagógico Marco, que assumiram o papel das editoras. Com esta apresentação, as alunas e os alunos foram confrontados com perguntas complexas para analisar a sua capacidade de argumentação e o seu conhecimento dos projetos.

A etapa da apresentação foi incrivelmente importante, pois permitiu desenvolver a capacidade de argumentação, fornecer feedback e sugestões de melhoria através de críticas construtivas e analisar o trabalho feito até à data.

2º CEB

Sara Costa