Experiências do Meio Ambiente – As Plantas

 

As transformações no meio ambiente é algo sempre fascinante e mágico. Despertar nas crianças para estes fenómenos é integrá-los no mundo onde vivem e colocá-los como seres observadores tornando-os curiosos e pequenos investigadores. 

O contacto com seres vivos e outros elementos da natureza e a sua observação são normalmente experiências muito estimulantes para as crianças, proporcionando oportunidades para refletir, compreender e conhecer as suas características, as suas transformações e as razões por que acontecem. Este conhecimento poderá promover o desenvolvimento de uma consciencialização para a importância do papel de cada um na preservação do ambiente e dos recursos naturais. 

Com este objetivo, e porque a Primavera trouxe algumas curiosidades às crianças da sala dos 3 anos, está a decorrer um projeto sobre as Plantas. Quais as partes que as constituem? Como crescem? O que precisam para se desenvolver? … Estas e outras questões que nos vão surgindo terão resposta com vivências e experiências onde serão realizadas atividades que desenvolvam competências em todas as áreas de conteúdo, emanadas pelas Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar. 

Iniciámos este tema realizando uma experiência sobre a germinação. Num saco transparente colocamos as nossas sementes (feijões) enrolados em algodão embebido em água, pendurados na janela da nossa sala, onde temos sol durante todo o dia. Aguardamos uns dias e vimos de perto, a natureza a acontecer! Já colocamos as nossas sementes germinadas num pequeno vaso com terra, que regamos diariamente para que cresçam os nossos feijoeiros. Nos últimos dias ouvimos também a história do “João e o pé de feijão” e a expectativa sobre a magia dos nossos feijoeiros é grande!! Será que serão igualmente mágicos, como ouvimos na história? As histórias estimulam a imaginação e criatividade e levam as nossas crianças a viajar para um mundo encantador que os faz transportar a magia para as suas vidas, gerando expectativa e encanto nas experiências vividas. 

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

 

 

Pré-escolar

Sala 3 Anos – Joana Gamito