Os sólidos geométricos

Na disciplina de matemática, este período tivemos de abordar Geometria, nomeadamente, os sólidos geométricos. Desta forma, para tornar este conteúdo mais apelativo e motivar os/as alunos/as para a aprendizagem, percebi que seria muito importante criar uma unidade didática baseada nos seguintes conceitos: manipulação, descoberta, cooperação, partilha e reflexão.

Para que tal fosse possível, as várias atividades apresentadas à turma foram:

– Debate, em grande grupo, sobre as semelhanças e as diferenças entre dois sólidos (prisma e pirâmide);

– Trabalho de grupo: vários sólidos por grupo, “arrumar” os sólidos em 2 grupos, definindo o critério, repetir o processo, com um novo critério;

– Partilha e registo das descobertas: critérios utilizados pelos grupos, descobertas que os grupos fizeram em relação às propriedades dos sólidos;

– Individualmente, definição dos conceitos de: poliedro, não poliedro, aresta, vértice e face;

– Individualmente, nomear os sólidos geométricos: através da observação das características de cada um;

– Trabalho de grupo: 2 sólidos por grupo, levantamento das características dos sólidos, preparação de um cartaz para apresentar as informações dos sólidos;

– Apresentação aos colegas de turma e ao 1.º ano dos cartazes;

– Individualmente, levantamento das características de todos os sólidos apresentados.

Com o objetivo de avaliar esta unidade didática, realizámos uma questão aula com tudo o que aprendemos.

Finalizado todo este trabalho, o balanço foi bastante positivo. A turma esteve sempre muito empenhada em todas as tarefas que lhes foram sendo propostas, tanto individuais como em grupo. O facto de termos acesso a imensos e variados sólidos geométricos de madeira no Colégio foi crucial para a concretização e aprendizagem destes conteúdos.

Termos os sólidos em sala tornou o processo muito mais natural e, através da manipulação e observação dos sólidos, a turma esteve sempre muito motivada, porque o processo de aprendizagem foi sendo adquirido nesses momentos. As descobertas foram todas feitas por cada um/a dos/as alunos/as da turma e, depois com o meu auxílio, passaram a conhecer os conceitos matemáticos envolvidos em todas as atividades.

Por fim, a apresentação do trabalho desenvolvido a outros colegas do Colégio, também foi bastante relevante, porque ao demonstrarem que são capazes de transmitir os seus conhecimentos sobre os sólidos geométricos, significou que a turma dominava e adquiriu os objetivos desta unidade didática.

1º CEB

Maria Nobre Silva