A importância da autoestima das crianças

O grande objetivo da educação pré-escolar é formar indivíduos cada vez mais autónomos, capazes de tomarem decisões e de se aceitarem como são. Para isso, é necessário que sejam criados “rituais” que permitam que as crianças tenham uma boa imagem pessoal, onde exista uma consciência das suas próprias características e capacidades.

Desde muito cedo, a personalidade da criança começa a definir-se e é ao longo deste processo que vai avaliando as suas experiências, os seus êxitos e fracassos, consolidando uma imagem de si própria. A sua autoestima depende sobretudo das impressões que os adultos lhes vão transmitir. É, por isso, de extrema importância que na escola os adultos festejem os êxitos de cada criança e a ajude a ultrapassar as dificuldades, permitindo que ganhe confiança em si própria.

Na sala dos 4 anos, as rotinas e momentos de ação são pensados de forma reflexiva, partindo do princípio que todas as crianças, com as suas características individuais, podem e devem ter um momento de destaque onde sintam que podem dar o seu contributo ao grupo. São os momentos de partilhas de experiências do fim-de-semana que permitem que todas se sintam envolvidas, reconhecidas e valorizadas. Também o momento de conselho de grupo é uma dinâmica que, ao refletirem sobre a semana, permite que cada criança tome consciência das suas qualidades e, também, das dificuldades, sentindo que o grupo está disponível para a ouvir e ajudar. Também, neste momento, as crianças apresentam os seus trabalhos onde são elogiadas e mediante os seus insucessos, construir um plano de melhoria. E não podemos esquecer que, tão importante como sentir pertença e valorização, é sentir que o adulto é uma referência, um “andaime” que recorre sempre que precisa, com o qual pode brincar e partilhar momentos de alegria e cumplicidade.

Para terminar e porque no Colégio acreditamos na relação de parceria entre a família e a escola, deixamos algumas dicas, sobre as quais podem pensar e aplicar no dia-a-dia familiar juntos das crianças:

• Demonstrar interesse e orgulho pelas suas conquistas;
  • Perante uma situação de insucesso ou mau comportamento procurar criticar a acção e não a criança;
  • Elogiar as suas capacidades perante as pessoas significativas para ela;
  • Brincar com elas, deixando que seja ela a guiar a brincadeira.

A imagem que a criança tem de si própria tem implicações diretas no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem e, mais importante que isso, na forma como vai conseguir enfrentar e superar as dificuldades, ao longo de toda a sua vida. E é, por isso, que acreditamos que o afecto, a aprovação e o reconhecimento por parte dos adultos são os alicerces para que as crianças de agora, sejam adultos capazes de lidar com os insucessos e conquistas de forma ajustada e positiva.

Pré-Escolar

Sala 4 Anos – Ana Matias