O Trabalho de Projeto e os seus benefícios

O Trabalho de Projeto privilegia diferentes níveis de aprendizagens que, através de outras metodologias, seriam praticamente inatingíveis. A dinamização do trabalho de projeto promove a formação global do aluno despertando a curiosidade pelo que os rodeia e pelos acontecimentos da vida e facilmente demonstram possuir competências de organização e de reflexão que um ensino de transmissão não consegue desenvolver. Este tipo de ensino/aprendizagem permite gerar situações integradas de aprendizagens que podem, inclusivamente, incorporar outras áreas curriculares em projetos de natureza interdisciplinar, a diferenciação das aprendizagens de acordo com características, interesses, necessidades e ritmos.

Ao se organizarem diversos projetos simultâneos dentro de uma determinada área de estudo, maior é a autonomia na gestão individual das tarefas e das aprendizagens que podem organizar-se com maior flexibilidade. Através desta metodologia os alunos aprendem novos conceitos, significados e estratégias de trabalho.

Relativamente à aquisição de novas competências, as alunas e os alunos desenvolvem competências sociais, “desenvolvem competências capazes de questionar, conceber, realizar e avaliar intervenções” (Cortesão et al., 2002), através de um ambiente estimulante e comunicativo, onde os alunos aprendem a lidar com conflitos e negociações, com erros e a esclarecer dúvidas. Este tipo de trabalho permite ao aluno desenvolver  a capacidade de autogestão, do tempo, recursos e estimula o contacto com diferentes perspetivas.

Daí, a real importância de continuarmos a potenciar a criatividade e autonomia das nossas alunas e dos nossos alunos.

1ºCEB

3º Ano – Patrícia Marques