Projeto “Aspetos físicos do meio”

 

A turma do quarto ano está a desenvolver um projeto que une conceitos da disciplina de Estudo do Meio e da disciplina de Ciências Experimentais. Este é um dos muitos trabalhos de projeto desenvolvidos pela turma do quarto ano ao longo deste ano letivo. Trata-se de um projeto que aborda vários temas relacionados com a envolvente física, nos seus mais diversos fenómenos, abordando os estados da matéria, as características dos materiais, a existência de água nas suas várias dimensões, os fenómenos relacionados com o Ciclo da Água e com o princípio dos vasos comunicantes, os diversos tipos de relevo e os principais fenómenos que os explicam. São também tratados temas relacionados com as fases da Lua, a sua relação com a ocorrência de marés e os diversos aspetos da costa.

Transversalmente, desenvolvem-se competências como a pesquisa e seleção de informação, o seu tratamento, a produção de conteúdos, a apresentação e a comunicação.  São também trabalhados os conceitos de texto informativo, resumo, esquema, entre muitos outros.

Importa ainda referir que cada grupo desenvolve uma apresentação sobre um conjunto de temas, comunica-a aos colegas e organiza algumas atividades experimentais que serão desenvolvidas com o apoio técnico da professora de Ciências Experimentais.

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

 

1º CEB

4º Ano – Pedro Campos