Gestão saudável das expectativas escolares dos filhos

O sucesso escolar das alunas e dos alunos depende de vários fatores e um deles é o envolvimento e interesse dos pais nas atividades escolares. Está comprovado que a participação das famílias contribui determinadamente para a obtenção de bons resultados e para o bem-estar das crianças e jovens.

No Colégio de Alfragide privamos por um envolvimento constante de toda a comunidade escolar no processo de aprendizagem dos nossos alunos.

O interesse pelo percurso escolar da criança é um ponto muito positivo. No entanto, a forma como os pais estão envolvidos nesse processo nem sempre contribui positivamente para as notas das alunas e dos alunos. Por detrás desse envolvimento existem sempre expectativas relativamente ao sucesso escolar. Essa representação que os pais criam tem impactos na forma como as alunas e os alunos encaram a escola.

Em geral, a expectativa é que as filhas e os filhos tenham os melhores resultados. Todavia, esse sentimento pode originar excessiva pressão sobre a criança quanto ao seu desempenho escolar. Por outro lado, há casos em que os pais nivelam por baixo as capacidades das filhas e dos filhos, o que, muitas vezes, leva a sentimentos de desinteresse e desmotivação. Muitas vezes os pais têm uma ambição predefinida quanto ao percurso educativo das suas filhas e dos seus filhos. Quando mal geridas, essas expectativas podem ter consequências negativas no sucesso escolar dos jovens.

Na busca pela excelência nos resultados das filhas e dos filhos, os pais, por vezes, determinam regras muito rígidas na rotina de estudo. Embora seja importante estimular a criança ou adolescente para os trabalhos escolares, não é menos importante que tenham tempo livre para atividades de lazer. Estudar em demasia pode ter efeitos adversos, tais como desmotivação e cansaço, acabando por comprometer o sucesso escolar.

As expectativas dos pais condicionam o modo como as alunas e os alunos perspetivam o próprio percurso escolar e o seu futuro. Quando a fasquia é demasiado alta e eles ficam aquém dos resultados, surgem sentimentos de frustração, incapacidade e ansiedade que prejudicam o sucesso escolar. Por outro lado, quando a fasquia é colocada por baixo e o esforço e resultados do aluno não são valorizados, as consequências também podem ser negativas.

Para combater esta situação é necessário criar condições para o sucesso escolar e envolver-se de forma positiva no percurso educativo do seu filho, deve saber gerir as suas expectativas. Deixamos algumas dicas de como gerir expectativas de forma saudável para todos os envolvidos:

• Não deixe que as suas expectativas “asfixiem” a criança. Impor as suas expectativas quanto ao percurso educativo do seu filho não garante sucesso escolar. As metas devem ser sempre definidas tendo em conta as capacidades da criança ou adolescente.

• Acompanhe o percurso escolar do seu filho. Para definir metas realistas, é importante que se mantenha informado acerca do percurso escolar do seu filho. Fale com os professores e diretores de turma para conhecer as suas perspetivas.

• Avalie os resultados antes de agir. Quando o rendimento escolar do seu filho não é congruente com as expectativas que estabeleceu, deve tentar perceber a razão desses resultados. Antes de tomar qualquer decisão, converse com a criança e deixe-a justificar-se. Após isso, é importante demonstrar o apoio necessário em vez de punir ou castigar.

• Construa expectativas em conjunto. Defina objetivos em conjunto com o seu filho e pratique o reforço positivo. Ao mesmo tempo que promove uma interação positiva, está a estimular o seu sentido de responsabilidade e a definir metas mais realistas.

Em suma, exigir demais ou subestimar as capacidades de um aluno poderá ter sérios efeitos negativos no progresso educativo da criança ou adolescente. Sendo incontornável a importância determinante que a comunidade escolar tem no percurso educativo das crianças, é essencial que os pais giram as suas expectativas.

Juntos pelo Ensino!

2º CEB