A Sala de estudo

“Qual a importância da sala de estudo?” Eis uma pergunta comum no 2.º CEB entre os Encarregados de Educação e os jovens. Entre murmúrios e um encolher de ombros, sai uma resposta quase como um suspiro “É para fazer os trabalhos.” quando é muito mais do que isso.

A sala de estudo não é apenas um espaço ocupado com jovens para preencher o seu tempo letivo.

É um espaço…

– Onde existe partilha de conhecimentos, tutorias, métodos de estudo diferenciados e a elaboração dos trabalhos e projetos do dia;

– Onde as alunas e os alunos aprendem a ser organizados, a gerir o seu tempo e as tarefas que têm para elaborar;

– Onde as professoras e os professores presentes ajudam a orientar os seus alunos;

– Onde as alunas e os alunos podem enriquecer o seu vocabulário com a leitura de livros da biblioteca após a realização de todas as tarefas do dia;

– Onde as alunas e os alunos têm um ambiente calmo e relaxante para estudar;

– Onde as alunas e os alunos podem trabalhar em grupos, individualmente ou a pares.

E a sua importância vai para além da sala! Este tempo é fundamental, para que no regresso a casa possam ter tempo de qualidade com a família e tempo pessoal. Nestas idades é crucial criar um bom vínculo familiar e ter tempo para desenvolver os passatempos de cada jovem de forma a construir a sua identidade pessoal.

2º CEB

5º Ano – Sara Costa