Medidas de tempo

 

Estas são utilizadas das mais diversas formas…

Na física são utilizadas, geralmente, em segundos. No atletismo, por exemplo, milissegundos são importantes ou até mesmo cruciais para a vitória de um atleta.

Antigamente, os povos dividiram o dia em vinte e quatro horas, sendo que cada hora foi divida em sessenta minutos e cada minuto em sessenta segundos.

Essa divisão é utilizada até os dias de hoje! É fundamental não nos esquecermos de que o tempo foi adotado naquela época pela observação dos povos através do Sol.

Quando o Sol aparece no horizonte, e divide o céu ao meio (estamos no meio dia) e, por fim, quando ele se põe. A partir dessa observação é que foram feitas a divisão do dia em horas, minutos e segundos.

Como medir o tempo não é era assim tão simples, houve a necessidade de “tornar, este processo, “mais claro” e mais preciso.

Para medir o tempo foram inventados alguns instrumentos que antecederam o relógio que conhecemos hoje. O relógio do Sol foi uma das invenções utilizadas para medir o tempo.

Hoje em dia, os mais utilizados são os relógios digitais e os analógicos. E foram estes que nós, a turma do terceiro ano, temos andado a explorar.

Afinal, saber ver as horas para não chegar atrasado, para apanhar um transporte ou para perceber a que horas começa o filme que queremos ver ou, até mesmo, quanto  tempo vai durar, é fundamental para nos organizarmos.

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

1º CEB

3º Ano – Patrícia Marques