Os momentos de partilha na sala dos 4 Anos

Na sala dos 4 anos o ambiente criado potencia as partilhas, a criação de laços, a criação e momentos de cumplicidade… Foi neste ambiente que uma das crianças trouxe a “Caixa das Preocupações” criada em casa com a sua família e que decidiu trazer para o colégio pois poderia ajudar o grupo.

O objetivo desta caixa é permitir que as crianças consigam transmitir os seus medos e ansiedades, utilizando como uma estratégia para desenvolver a sua capacidade de reagir a situações que podem surgir no dia-a-dia da escola e que podem trazer alguma frustração, medo ou até tristeza.

Ao fazer um desenho e colocar dentro da caixa tomam consciência do que sentem, conseguem identificar o que as levou a sentir isso e permite que o adulto veja com maior clareza o desenrolar de determinadas atitudes e comportamentos.

A ligação entre a escola e as famílias torna o dia-a-dia escolar ainda mais significativo, consciente e positivo quando existe este tipo de partilhas e envolvimento!

Uma boa semana para todas e para todos!