A mastigação
No pré-escolar valorizamos muito a introdução de uma alimentação variada. Sabemos que a mastigação está intimamente ligada ao desenvolvimento da fala, o que faz com que o estímulo da mastigação de alimentos inteiros e o contacto com várias texturas, sejam importantes na idade de pré-escolar.
É importante que esta educação parta de casa, pois na realidade escolar encontramos casos de turmas inteiras com dificuldades gigantes na mastigação de alimentos simples, dando preferência aos alimentos moles e fáceis de destruir. Deparamo-nos, porém com crianças que comem bem alimentos como carne picada, almôndegas, hambúrguer, batata cozida, puré, massa e arroz. Quando estão presentes alimentos como bife, carnes sem serem picadas, legumes, frutos inteiros, acontecem comportamentos de aversão, rejeição e de dificuldades na ingestão dos mesmos.
Parece-me que estamos a tempo de intervir o quanto antes e ajudar em pequenos gestos na preparação das refeições dos nossos pequenos.
Por seu turno temos a musculatura da face com falta de fortalecimento, o que leva às crianças apresentarem dificuldades na produção de alguns sons.
Acredito que este trabalho deve ser feito em parceria entre família e escola, só assim podemos obter os resultados pretendidos.
Juntos Somos Mais Fortes!
Juntos Pelo Ensino!
Pré-Escolar – Sala 5 Anos
Ana Raquel Oliveira