A dramatização como instrumento de ensino

No âmbito do trabalho em projeto, o 5.º ano dramatizou, em grupo, 3 excertos de grandes obras da literatura portuguesa. O Colégio de Alfragide acredita que o teatro na escola promove a socialização e a aprendizagem dos alunos.

Atualmente vivemos num mundo globalizado e repleto de informações, é nesse sentido que acreditamos que a escola deve disponibilizar meios diversos e atrativos aos alunos de modo que os mesmos consigam assimilar os conteúdos propostos no currículo.

A dramatização na escola tem como finalidade promoção da participação, do estímulo, do convívio social, além do crescimento cultural e da linguagem oral e corporal. Este tipo de atividade pode ser usado em todas as etapas do ensino e disciplinas curriculares. Na maioria dos casos gera bons e satisfatórios resultados, desde que seja uma atividade devidamente acompanhada e orientada.

A dramatização ou apresentação teatral na escola é de grande valia, isso porque possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos, além de promover uma socialização, aumento da criatividade, memorização entre outros fatores positivos na construção do conhecimento.

Ao recorrer a esse tipo de trabalho o professor tem a oportunidade de avaliar a postura de cada aluno, especialmente ligados ao comportamento desenvolvido coletivamente ou individual.