A importância da partilha na matemática

 

Agora que o sentido de número, as sequências numéricas e o pensamento matemático começam a ficar consolidados, é importante que as alunas e os alunos compreendam e adquiram o vocabulário próprios da matemática, para que sejam capazes de “comunicar a matemática”. Agora que começámos a resolver problemas matemáticos simples, mostrar aos colegas o raciocínio, ideias, procedimentos e o “pensar alto” torna-se fulcral. 

 

Na matemática, principalmente numa fase tão inicial como é a do 1.º ano, existem várias estratégias e resoluções para chegar ao mesmo resultado. Ao partilhar com os colegas essas mesmas estratégias, os próprios alunos vão arranjando os próprios meios de resolver variados problemas. 

 

De acordo com as aprendizagens essenciais do 1.º ciclo, as alunas e os alunos devem ser capazes de “exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática”. 

Com esta partilha, que é imprescindível, as alunas e os alunos desenvolvem interesse pela matemática e confiança nas suas capacidades matemáticas. No fundo, a matemática está presente em quase todos os aspetos do nosso dia-a-dia: notícias, panfletos, revistas… E utilizar estes materiais, promover esta partilha, vira o foco para a leitura, interpretação, análise e leitura de gráficos, promovendo, assim, a interdisciplinaridade com a Matemática. 

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

1º CEB

Ana Marta Raminhos – 1º Ano