O Desfralde na sala da creche!

 

As meninas e os meninos da sala da creche, estão a ficar muito crescidos, com a chegada do bom tempo, chegou também a vontade de tirar a fralda.

O desfralde é uma etapa do crescimento tão importante como gatinhar, andar e falar. É um dos primeiros passos rumo à autonomia, e também é um momento de muitas descobertas tanto das suas capacidades, como do seu próprio corpo.

                Deve acontecer sem pressões e sem idades fixas. Antes dos 2 anos, não é aconselhado, pois a maioria das crianças ainda não está preparada para tal. É nesta idade que saem da fase oral e entram na fase anal, ganhando maior consciência de que fazem xixi e cocó e emitindo sinais claros disso. O importante é estar atento e respeitar a natureza e o ritmo de desenvolvimento de cada um.

Não obstante, a partir dos 18 meses (ou às vezes um pouco antes) pode começar a sentar a criança no bacio ou redutor quando lhe for trocar a fralda. O objetivo é que ela comece a perceber que pode fazer lá o xixi e o cocó e, por um mecanismo de simples associação, comece a pedir quando o quer. Quando o sentar lá pode dar-lhe um brinquedo ou livro que goste de modo a não ganhar aversões e sentir aquele lugar como um espaço seguro.

As crianças pequenas adoram rotinas, isso fá-las sentirem-se seguras em relação aos eventos no seu mundo. Por isso, na sala da creche, para as crianças que ainda usam as fraldas, foi criada uma nova rotina para ir à casa de banho: antes do acolhimento, antes do almoço, antes e depois da sesta, e a seguir ao lanche. Quando a criança faz as necessidades fisiológicas, no bacio ou na sanita, é feita uma pequena celebração, para que a criança fique contente com o que acabou de realizar e que continue com vontade de querer continuar a realizar esta nova aprendizagem.

O desfralde é um processo individualizado, único e que depende apenas da criança.

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

 

Creche

Sala 2 Anos – Vânia Lopes