Um minuto de leitura – As Emoções

 

Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções consegue identificá-las não só em si, mas também nos outros. Esta nomeação e reconhecimento são importantes ferramentas no bem-estar emocional e social das nossas crianças. Com base nesta premissa iniciámos um projeto que partiu da história do “Monstro das Cores”, trabalhando assim as emoções com as crianças da sala dos 3 anos.

 

“O monstro das cores não sabe o que está a sentir, tem as emoções numa grande confusão e agora tem de desfazer esta embrulhada. Será que consegue pôr ordem na alegria, na tristeza, na raiva, no medo e na calma?” 

 

Para além do desenvolvimento de competências emocionais aproveitamos esta temática para a realização de atividades que abordem conceitos e competências em outras áreas de conteúdo.

 

Realizamos um jogo de tabuleiro onde, de acordo com algarismo que calhava no dado, o jogador “andava” o número de casas com o seu monstro, desenvolvendo competências da área da Matemática. Neste jogo, foi desenvolvida também a área da Expressão Oral, pois o jogador teria de dizer em que situação sentiu determinada emoção. 

 

Aproveitámos a temática para realizar pintura com pincéis colorindo um monstro com a cor correspondente à emoção do momento… tivemos monstros que sentiam amor (rosa), calmos (verdes) e alegres (amarelo). Na área da Expressão Dramática fizemos um jogo de expressões, pois percebemos que a nossa cara diz muito do que estamos a sentir. Dramatizamos a raiva, o medo, o amor, a calma, a alegria e a tristeza. 

 

Durante a próxima semana continuaremos a explorar as emoções e juntos, iremos descobrir estratégias que nos ajudem a resolver algumas emoções menos agradáveis. De que forma poderemos acalmar-nos num momento de raiva? Como conseguiremos lutar contra o medo? Como será que conseguimos ultrapassar um momento de tristeza?

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

 

Pré-Escolar

Joana Gamito- Sala 3 Anos