A adaptação das crianças

Durante esta semana dedicamo-nos à adaptação das crianças – para algumas a adaptação à nova sala, para outras adaptação à nova escola.

Os pais estão ansiosos com toda a certeza e com 5 anos, também as crianças mostram sinais de ansiedade, seja por rever os amigos, por conhecer as novas rotinas ou até porque passaram as férias juntos dos pais e vão sentir saudades. O trabalho da equipa e, que foi feito pelos adultos na sala dos 5 anos, foi conhecer cada uma das crianças e dar-lhes espaço para exploração e interação, mostrando-se sempre disponíveis para as apoiar nas suas necessidades e para as abraçar nas suas inseguranças.

Por vezes o choro ainda surge e este é saudável. É sinal que as crianças reagem e sabem demonstrar os seus sentimentos. Por aqui, souberam ouvir chorar mas também dar colo, cuidar, fazer rir e distrair. Foi uma semana de regresso intensa, com mais sorrisos que lágrimas, uma semana onde se começaram a criar laços e a fortalecer os que já existiam; uma semana onde a rotina lhes transmitiu segurança; uma semana onde começaram a surgir os primeiros planeamentos.

Para os pais que vão começar a sua adaptação à escola deixo algumas receitas milagrosas:

• Não deixe que o vosso filho(a) perceba o vosso nervosismo;
  • Prepare tudo com antecedência para que a manhã seja o mais calma possível (envolva o seu filho(a) nesta preparação);
  • Identifique todos os pertences que ficarão na escola;
  • Não demore muito tempo na despedida para não dar oportunidade e tempo à criança para fazer uma “birra”;
  • Converse com outros pais da mesma sala e partilhe experiências e ansiedades;
  • Confie na escola e na equipa mas saiba que esta confiança se constrói com o contacto;
  • Partilhe as suas inseguranças com a Educadora, sem medo de colocar questões ou partilhar as suas ansiedades e medos;
  • Prepare-se para um período de alguma instabilidade familiar, estes são momentos de criação de novos hábitos e rotinas na família.

Uma boa semana para todas e para todos!