Acolhimento e Integração das crianças

Nos primeiros dias, é incrivelmente importante que seja feito um bom acolhimento e uma boa integração quer pelo corpo docente e não docente quer pelas alunas e pelos alunos que já são da casa. Esta interação inicial estabelece laços de confiança, segurança e tranquilidade que serão a base nos dias seguintes e ao longo de todo o ano letivo. É uma interação simples, mas que tem como função primordial acalmar o nervosismo e a ansiedade de quem pisa o Colégio pela primeira vez através de jogos ou de um abraço aconchegante.

No 2.º Ciclo, as alunas e os alunos da casa, mostram com orgulho e entusiasmo os cantos da escola que tão bem conhecem, partilhando memórias e brincadeiras de outros tempos. Estão ansiosos para começar uma nova aventura com os novos colegas e os novos professores.

É nesta integração inicial que o 2.º Ciclo começa a formar ligações de grupo de acordo com os mesmos interesses e personalidades semelhantes. Através de um bom acolhimento e de uma boa integração garantimos a felicidade destas crianças num momento que pode provocar muita ansiedade e stress.

O papel do adulto no acolhimento e na integração vem complementar a receção dos antigos alunos, criando um porto de abrigo ao qual podem recorrer caso se sintam assoberbados com o excesso de informação e de emoções.

Votos de uma excelente semana!