Organização do ambiente educativo

Antes do início oficial do ano letivo é fundamental preparar o espaço onde iremos acolher o grupo de crianças! A forma como as áreas são definidas, o material escolhido para ter em sala, a forma como se organiza este material e a decoração que a mesma tem são fatores que influenciam de forma impactante a disponibilidade com que as nossas crianças aprendem!

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) consideram “o ambiente educativo como o contexto facilitador do processo de desenvolvimento e aprendizagem de todas e cada uma das crianças, de desenvolvimento profissional e de relações entre os diferentes intervenientes” (Lopes da Silva, Marques, Mata e Rosa, 2016, p. 6).

Os espaços criados na sala devem permitir à criança que tome decisões e faça escolhas, dando-lhes a liberdade de procurarem as suas experiências, quer sejam individuais ou em grupo. As áreas da sala devem ter uma organização lógica, afastando as áreas mais calmas das mais barulhentas e estas devem estar delimitadas de alguma forma, normalmente por meio de objetos da própria área.

Quando pensámos na organização das nossas salas, preocupamo-nos com a criação de um ambiente educativo em que haja variedade de material e que estes estimulem a criatividade e a interdisciplinaridade, dando assim oportunidades de aprendizagem mais ricas e completas. Com o crescimento das crianças e alterações das dinâmicas de grupo, os espaços devem ser ajustados sempre que se justifique face aos interesses do grupo.

Com base nestas premissas encontramos no Colégio de Alfragide ambientes educativos que promovem a liberdade de escolha e ação, transformando a criança no centro do processo de aprendizagem, ambientes acolhedores, organizados e funcionais às boas práticas educativas! Estamos preparados para mais um excelente ano letivo, recheado de aventuras, descobertas e aprendizagem!

Educadora Joana Gamito

Pré-escolar: Sala dos 4 Anos