Ser Educador…

Deu-se início o ano letivo e, antes de mais, é importante reflectir sobre aqueles que são os princípios que nos alicerçam e que nos levam a descobrir novos caminhos, a descobrir novas formas de levar o “nosso grupo”. Para que o nosso trabalho seja cumpridor daquela que é a mais difícil função – educar e promover experiências diferenciadoras – devemos fazer uma reflexão sobre qual o verdadeiro papel do Educador e de que forma se deve posicionar para que a sua missão seja cumprida com sucesso.

Ser Educador é ter o coração grande, o colo sempre disponível e um abraço pronto a dar; é conhecer as crianças todas, as suas vontades, os seus gostos, os seus medos e ansiedades. É estar ao pé quando se tropeça, para ajudar a “curar”… É testemunhar os primeiros passos ao escrever o seu nome ou assistir ao saltar ao pé coxinho com orgulho… É saber cantar e encantar, é fantasiar muito e entrar nos seus mundos coloridos onde é tudo perfeito… É saber pôr cor em tudo mesmo quando cá dentro o dia está mais cinzento.

É ouvir o nosso nome tantas vezes e de diferentes formas, por tudo e por quase nada… É dizer “não” sempre que é necessário. É saber decifrar o que tentam dizer e muitas vezes o que nos dizem só no olhar, quando as palavras ainda não conseguiram ganhar forma.

É encontrar uma mosca, uma folha de árvore ou uma fotografia partilhada e com elas criar momentos de envolvimento, fascínio e aprendizagem. É saber agir no meio de choros, birras, gritos de excitação ou amuos… É abrir-lhes o caminho, deixar-lhes sementes de amor e de tudo um pouco… É ajudá-los a descobrir o mundo, seja na rua ou numa folha de papel… É incentivar, advertir, cuidar, proteger e acarinhar.

É refletir, é respirar até dez, é agradecer e perceber que temos em mãos a mais importante missão de todas… construir os adultos de amanhã.

É com estas crenças que o Colégio de Alfragide se torna diferenciador e um espaço onde se acolhe cada uma das crianças. Acreditamos que a criação de laços de confiança com as crianças é o pilar para uma educação de sucesso, onde todos encontram o seu espaço e o seu potencial, onde se aprende com os erros e existem oportunidades para fazer e, principalmente, para Ser.

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

 

 

Educadora Ana Matias

Sala 5 Anos