Iniciação à leitura

O primeiro ano de escolaridade do primeiro ciclo é sempre uma etapa com muitos desafios, algumas dificuldades, mas talvez seja, de todo o primeiro ciclo, o mais mágico e transformador. Quando se inicia o trabalho de aprendizagem de letras, dos seus sons e particularidades e, neste percurso, as alunas e os alunos começam a compreender a lógica estrutural da língua, entendendo que ao juntarmos letras, criamos novos sons e daí resultam as palavras, essas, misteriosas desconhecidas, que até agora, estrangeiras, lhes apareciam, ignoradas, escritas em livros, revistas, cadernetas de cromos, nas legendas dos filmes, nas embalagens dos produtos que os pais compram no hipermercado, nas caixas dos brinquedos e jogos… em todo o lado. Quando aquilo a que chamamos “clique” ou momento mágico sucede, e a alquimia da leitura acontece, novos horizontes se abrem aos olhos dessas crianças e todo um novo mundo de oportunidades de aprendizagem está ali, disponível para ser explorado.

Uma boa semana a todas e a todos!