Projeto sobre os dinossauros

 

Na sala dos 5 anos, durante as últimas semanas, estivemos a desenvolver um projeto sobre os dinossauros. Por sugestão de uma das crianças e partilha de alguns materiais o interesse pelo tema tornou-se geral. Rapidamente se definiram o que pretendiam saber, o que gostariam de saber, partindo daquelas que são os primeiros e anteriores “conhecimentos” sobre o assunto.

Listas de palavras, descobrir as vogais, contar as sílabas, construir puzzles matemáticos sobre os dinossauros, experiências, pinturas à vista, construção de fósseis, circuito motor foram algumas atividades que desenvolvemos.

O ponto alto foi uma caça aos ossos de dinossauros: foi criado um ambiente de misticismo com um dos maiores paleontólogos do mundo, William Nava, tendo recebido uma carta para o ajudar na procura de fósseis em Alfragide. Deixou as indicações e partilhou um vídeo sobre os procedimentos na procura de fósseis de dinossauro. Depois foi o momento de colocar as mãos à obra e partiram em busca de fósseis, como verdadeiros paleontólogos.

Trabalhar com base na Metodologia de Trabalho em Projeto pressupõe que, em primeiro lugar, se parta de interesses reais, de partilhas, interesses e questões das crianças; se planifique o que se fará para encontrar resposta e, por último, que se comunique e apresente um resultado como “produto final”. E foi exatamente isso que aconteceu neste projeto, desenvolvido com as crianças e para as crianças, onde a Educadora Ana planeou cada atividade partindo da planificação realizada em grande grupo e transformou os seus interesses em momentos de aprendizagem multidisciplinar.

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!