Reflexão sobre a presença da linha do horizonte

No primeiro ciclo o professor Afonso esteve a fazer com as alunas e com os alunos uma atividade de desenho, começando por uma breve reflexão sobre a presença da linha do horizonte, que é visível, em lugares como a praia.

Foi também feito um reforço da importância que a linha do horizonte tem, na representação visual, e de que forma esta técnica, potencia a definição de espaços, perspectiva e dimensão dos elementos de composição.

O professor Afonso introduziu questões sobre possibilidades de gradação, das tonalidades dos lápis de grafite, por forma a criar sombras no desenho.

Por fim as alunas e os alunos foram desafiados a criar paisagens imaginadas de rochas, em estes elementos tanto gravitam, como estão pousados no plano horizontal do desenho.

No segundo ciclo foi lançado o desafio de criar uma paisagem geométrica. Estiveram a fazer uma introdução sobre a técnica de representação linear utilizando 2 pontos de fuga. Os pontos de fuga são pontos de convergência, inseridas numa linha imaginária do horizonte, que potencia a criação de espaços tridimensionais. Através da aplicação desta técnica os alunos criaram espaços e objetos geométricos que mais tarde poderiam colorir livremente com aguarelas.

Votos de uma boa semana a todas e a todos!

Para a semana haverá mais novidades!