Vamos partilhar!

 

As crianças não nascem com o instinto de partilha e aprender a dividir faz parte do processo normal de desenvolvimento infantil, mas isso implica empatia, respeito ao próximo, habilidade de se colocar no lugar do outro e o desejo de viver em harmonia, portanto, uma aprendizagem difícil para as crianças.

Todas as crianças têm um forte desejo de posse pelas suas coisas e também pelas dos outros.

Uma das preocupações demonstrada pelos pais da sala dos três anos, é a dificuldade que os filhos demonstram em partilhar os brinquedos.

Para que as crianças comessem a saber o que é partilhar, em conjunto crianças/educadora; pais/educadora, são criados momentos e atividades, para que esta palavra e este comportamento esteja sempre presente no nosso dia a dia.

Em conversa de grande grupo partilhamos o fim de semana e as novidades, as crianças são incentivadas a trazer histórias das suas casas para serem contadas pela educadora, após a histórias os amigos podem observar, folhear e recontar, as crianças são incentivadas pelos adultos (educadora e pais) a trazerem das suas casas brinquedos, para que em conjunto criem novas brincadeiras.  

Partilhar é conectarmo-nos uns com os outros. Partilhar é desenvolver um sentido de maior gratidão por aquilo que temos.

Desenvolver na infância o ato de partilhar, permitirá aos nossos pequenos de hoje, serem jovens e adultos com uma maior consciência quanto às necessidades do outro, e com maior capacidade para se relacionarem com o outro amanhã. Partilhar é saber comunicar!

As meninas, os meninos, a educadora e a auxiliar, desejam a toda a comunidade educativa uma excelente semana.

 

Uma boa semana a todas e a todos!

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!