A importância da reflexão

Refletir é o ato de pensar e repensar sobre aquilo que está ao nosso redor. Podemos refletir sobre comportamentos, atitudes, a sociedade ou temas atuais, e até mesmo na forma como nos relacionamos com os nossos pares.

Refletir mantém-nos alerta e cientes de que nunca somos um produto acabado, e que podemos sempre retirar algo de qualquer adversidade que encontremos, de modo a continuar a evoluir.

Na docência, refletir é essencial para nortear a prática pedagógica. Torna-nos mais conscientes das nossas potencialidades, mas também das arestas que ainda precisamos de limar. Coloca-nos a par daquilo que somos capazes e que ainda temos de aprimorar. Refletir ajuda-nos a encontrar estratégias para dar a volta às adversidades que se colocam no nosso caminho.

Mas mais importante: refletir ajuda-nos a ajudar os nossos alunos, porque melhora a nossa prática educativa. Refletir sobre as dificuldades de um aluno faz-nos procurar novas abordagens ao tema e torna-nos mais conscientes das mesmas.
Refletir em sala de aula é crucial pois ajuda a criar espírito crítico e a questionar. Pode-nos levar a perceber o porquê de algo, e sabendo-o, a retenção do conhecimento torna-se mais eficaz.

1º CEB – 2º Ano

Marta Raminhos