A aula de matemática da turma do 3º Ano

 

Tal como já foi desvendado nas redes sociais do Colégio de Alfragide, a turma do 3.º Ano esteve a elaborar vários estudos estatísticos sobre curiosidades da turma.

Assim sendo, divididos em pequenos grupos, as questões de investigação foram sorteadas e colocaram-se imediatamente as mãos na massa.

Ao longo da realização deste trabalho de grupo, as crianças tiveram de recolher os dados necessários, colocando questões aos colegas e anotando as respostas. De seguida, organizaram e trataram os dados, através da construção de tabelas com as contagens e a frequência absoluta.

O passo seguinte foi transformar as informações da tabela num gráfico de barras. Tiveram de perceber o que era essencial constar num gráfico e puderam passar ao passo seguinte: as conclusões do estudo.

Depois, o desafio seguinte foi a apresentação.

Um dos objetivos da apresentação era proporcionar a cada aluna e a cada aluno uma experiência distinta. Por isso, recorri à estratégia de Gallery Walk e, individualmente, após as apresentações, foram feitas críticas construtivas aos estudos de cada grupo.

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

1º CEB

3º Ano – Maria Silva