A Sala dos 5 Anos a descobrir o Outono!

 

Durante as últimas semanas, na sala dos 5 anos, estivemos a descobrir o Outono…

Os cheiros, as cores, os sabores, as sensações…

Inspirados na obra de Clau de Monet “Efeito do outono em Argenteuil”, começaram as primeiras pinturas e colagens. Rapidamente o fascínio pelas suas cores levou a que tantas partilhas surgissem. Então, dentro do conhecimento do mundo, fomos investigar sobre os frutos do outono (onde crescem, nome das árvores e características), sobre as cores, os seus sabores, as texturas, as mudanças visíveis no jardim e os cheiros que tanto caracteriza esta estação tão bela.

Como sempre, fizeram uma lista de palavras que enquadra o assunto e permite que se desenvolva o vocabulário e a compreensão de frases. Com as folhas das árvores caídas pelo chão, falamos sobre a simetria no âmbito da matemática e desenhamos as vogais com folhas cortadas na área da abordagem à escrita. Aproveitamos e fizemos o primeiro contacto com as TIC – no computador cada criança escreveu uma frase sobre o Outono e confeccionamos um bolo de laranja (fruto do Outono). Reconhecendo o valor do envolvimento das famílias nos projetos da escola, ainda houve tempo para envolver as famílias – a avó de um menino veio fazer marmelada!

Resultado final: um grupo de crianças entusiasmadas e empenhadas em aprender e a partilhar as suas experiências e descobertas!

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!