Prevenção, sensibilização e investigação

O movimento conhecido por Outubro Rosa (Pink October) teve origem nos Estados Unidos da América, com o objetivo de incentivar e sensibilizar a sociedade para um drama que afeta muitas mulheres em todo o mundo, o cancro da mama.

Por todo o mundo, durante este mês, o rosa alastra-se para (re)lembrar de que um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença, salvar vidas.

É importante, desde cedo, “despertar” a atenção das crianças, por isso, ao longo deste mês vamos começar por recolher as dúvidas e questões dos nossos alunos, para que, possam ser respondidas e receber, na nossa sala, uma equipa que nos vem falar do cancro, da sua prevenção, dos tratamentamentos e no impacto que esta doença tem no seio familiar.

Apesar dos avanços verificados na luta contra o cancro existem ainda barreiras dificuldades, por parte de doentes, provenientes de regiões mais isoladas e ou com uma situação económica menos favorecida. Porque o cancro não se compadece com “dificuldades” e a sua superação exige cuidados acessíveis a todos.

Uma vez que esta continua a ser uma das maiores causas de morte, vamos “entrar na onda”.

1º CEB – 4º Ano

Patrícia Marques

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!