Fact Check – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

1. Crianças com PHDA só precisam de se esforçar mais.

Facto: Ter PHDA não é sinónimo de ser preguiçoso ou de ter problemas de motivação. As crianças, jovens e adultos que têm PHDA frequentemente esforçam-se ao máximo para prestar atenção. Não é uma condição que esteja relacionada com a postura ou com a atitude, é devido às diferenças de funcionamento cerebral e a forma como este está estruturado.

1. Todas as crianças com PHDA são hiperativas

Facto: O típico estereótipo de crianças com PHDA são crianças que estão em permanente movimento e que não conseguem parar. No entanto, nem todas as crianças com PHDA têm hiperatividade como sintoma. Para os que têm, a hiperatividade costuma diminuir à medida que crescem.

Existem 3 tipos de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo-impulsivo e misto.

1. Apenas os rapazes têm PHDA

Facto: É mais prevalente no sexo masculino, sendo que os rapazes apresentam o dobro da probabilidade de serem diagnosticados com PHDA em comparação com as raparigas. Há maior probabilidade das raparigas se apresentarem primariamente com caraterísticas de desatenção em comparação com rapazes.

1. O PHDA é uma disfunção na aprendizagem

Facto: Os sintomas do PHDA podem refletir-se em exigências acrescidas na aprendizagem, no dia a dia escolar e sociofamiliar, no entanto, não causam dificuldade nas habilidades específicas, como na leitura, escrita ou matemática. Porém, algumas dificuldades de aprendizagem geralmente ocorrem concomitantemente com a PHDA. Importa saber que, apesar de não ser uma dificuldade específica da aprendizagem, não significa que as crianças/adolescentes não possam obter apoio na escola.

1. A PHDA é causada pelas más práticas parentais.

Facto: A PHDA não resulta da falta de disciplina parental, embora os comportamentos decorrentes do PHDA possam desafiar estilos parentais eficazes. A criação de limites inconsistentes e outras práticas parentais ineficazes podem, no entanto, agravar a sua expressão.