Exploração

 

As aprendizagens dos conteúdos de matemática podem ser lecionadas e adquiridas de diferentes formas, podendo ser mais expositivas ou mais lúdicas. Uma vez que é uma disciplina com o rótulo de “complexa”, a utilização de vários recursos é fundamental para uma melhor compreensão e aquisição dos saberes que estão a ser transmitidos.

Iniciar um novo conteúdo através de uma exploração orientada suscita o interesse das crianças e estimula o raciocínio lógico. Neste âmbito, foi desenvolvida na aula de matemática do 5.º ano uma atividade de exploração da desigualdade triangular.

Em pequenos grupos, desenharam, pintaram e recortaram quatro tiras de papel com os seguintes comprimentos: 18 cm, 14 cm, 8 cm e 6 cm. Com as tiras recortadas, tentaram juntar três tiras, sendo que com as tiras escolhidas teria de ser possível construir um triângulo. Ao longo da exploração iam registando as construções que iam conseguindo fazer e aquelas que não conseguiam.

Após essa exploração inicial, em grupos, preencheram uma tabela com perguntas orientadas, indicando se seria possível ou não construir um triângulo com as tiras sugeridas, e qual a soma dos lados menores. Nesta etapa, alguns grupos já tinham sugerido uma ou duas conclusões para o que tinham observado.

Após o preenchimento da tabela, em conjunto com a professora, cada grupo elaborou uma conclusão: “Para ser possível construir um triângulo a soma dos comprimentos de dois lados deve ser maior do que o comprimento do outro lado.”

 

Uma boa semana a todas e a todos!

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!