Desenvolvimento da Motricidade Fina
O desenvolvimento psicomotor é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da criança. Nos primeiros anos de vida, grande parte da informação é obtida através das experiências que temos com o nosso próprio corpo.
Através do movimento, dos estímulos e da interação com os objetos, com os outros e com o meio, a criança descobre, interpreta e compreende o mundo, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais.
Podemos definir a motricidade fina como a capacidade de utilizar, de forma eficaz, precisa e controlada, os pequenos músculos do nosso corpo (em particular os músculos da mão e dos dedos), produzindo desta forma movimentos específicos que facilitam a realização de tarefas do dia a dia.
Na sala dos três anos são realizadas atividades / tarefas tais como: vestir e despir, abrir e fechar fechos, lavar os dentes, desenhar, pintar, picotar, jogos de enfiamentos, pintura com os dedos, para que as crianças desenvolvam a motricidade fina.
Estas competências exigem o controlo dos músculos mas também a coordenação entre o nosso corpo e o cérebro (coordenação oculomanual).
Há uma série de atividades que podem ajudar a desenvolver e a estimular a pressão e preensão fina e a integração visuomotora, que podem ajudar a criança a controlar os movimentos da mão com a visão. Permitem ainda que a criança adquira outras funções cognitivas como a atenção e a memória.
Deve-se dar prioridade a atividades que fortaleçam os músculos mais pequenos do corpo, que treinem o trabalho conjunto dos olhos e das mãos, e que facilitem a realização de tarefas do dia a dia.
A criança vai desenvolvendo o movimento das mãos até conseguir ter um controlo da motricidade fina preciso e alcançar o considerado ato motor mais fino que realiza a espécie humana: a escrita.
Os movimentos que levam a cabo as mãos constituem a função fundamental na organização neuromotora, bem como no desenvolvimento cognitivo, motor, sensitivo, afetivo e relacional da criança.
Pré-Escolar
Sala 3 Anos – Vânia Lopes