O Tangram e as suas potencialidades

 

Na sala dos 5 anos estiveram a descobrir o Tangram. Na verdade, na área da matemática já existia uma Tangram mas, uma vez que o grupo de crianças não demonstrou um interesse maior por este jogo, a Educadora Ana decidiu explorá-lo em grupo para que através do “desafio” aguçasse a curiosidade e o interesse das crianças.

Começaram por ouvir a lenda sobre o seu surgimento e descobrir uma das histórias sobre o seu surgimento – “O Mensageiro e o Imperador” – através da qual começam a surgir as primeiras informações sobre este jogo. As histórias são um óptimo ponto de partida e, através dela, as conclusões começaram a surgir: “o Tangram tem 7 peças”, “tem um quadrado e triângulos”, “há uma forma que não sabemos o nome, é uma palavra difícil de dizer”, “podemos usar a imaginação e muitas imagens”. Estas foram algumas conclusões a que chegaram e, depois, foi o momento de experimentar o Tangram.

Cada criança escolheu a imagem que queria reproduzir e, manipulando as várias peças, começaram a surgir imagens variadas. O Tangram começou a ser um jogo que “afinal” é divertido e tendo-o descoberto de forma significativa e individual, terão maior interesse em o procurar, desenvolvendo variadas competências:

  • Exercitar a resolução de problemas, pois para montar cada figura é necessário planejar onde cada peça será colocada;
  • Estimular a criatividade, porque as peças permitem formar várias figuras (sendo que algumas dessas imagens podem ser montadas de maneiras distintas);
  • Melhorar a noção espacial, pois o Tangram exige que as peças sejam posicionadas e rotacionadas, levando o cérebro a trabalhar as regiões responsáveis pelo reconhecimento e posicionamento de formas geométricas.

Uma boa semana a todas e a todos!

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!