Porquê envolver a família na escola?

Muitas são as teorias que comprovam a importância de envolver as famílias no ambiente escolar, trazendo um contributo muito positivo para o desenvolvimento emocional e escolar das crianças. Perceber este impacto e verificá-lo no nosso dia-a-dia é uma das nossas missões.

Reconhecemos que ao se criar uma relação de parceria com as famílias onde os laços vinculam uma relação de confiança, tornamos a Escola um espaço de acolhimento. As crianças sentem-se pertencentes, os pais sentem-se acolhidos na vida escolar dos filhos e o resultado é, principalmente, a felicidade das crianças. Se nos focarmos nas competências cognitivas, também elas, intensificam e surgem de forma mais significativa, promovendo um maior e mais harmonioso desenvolvimento das crianças.

Por acreditar nesta abordagem, na sala dos 5 anos, são vários os momentos onde as famílias estão convidadas e envolvidas a participar. Seja no desenvolvimento de atividades ou para “estar” com as crianças e puder “respirar e sentir” a escola.

Fizeram broinhas do pão por Deus com a madrinha do nosso aluno A, doce de marmelo com a avó do aluno B, uma abóbora do Halloween com o pai da nossa aluna C., provaram marmelada feita pela Bisavó da nossa aluna D. Foram muitos os momentos em que as famílias estiveram connosco e no futuro serão, certamente, mais.

Quando o grupo planeia a semana, sentindo a forte relação entre a escola e a família, já pensa em envolver e criar momentos para trazer as famílias à escola e, sem dúvida, esta é a escola que sonhamos e gostamos de ter… uma escola aberta, sem barreiras, sejam elas quais forem. Uma escola onde se recebe de braços abertos e onde se sente que só se pode crescer quando existe sintonia, harmonia e confiança entre aqueles que são os dois maiores alicerces das crianças – a Família e a Escola.

Pré-Escolar: Sala 5 Anos

Educadora Ana Matias