O primeiro passo a caminho da liberdade

O desenvolvimento da competência leitora é um processo fundamental no percurso educativo das crianças. Esta etapa marca um ponto de não retorno, a partir do qual, a autonomia progressiva, o interesse mais diversificado e a curiosidade efervescente fundam os alicerces para uma viagem incrível pelo conhecimento e pela liberdade. No entanto, não é um processo fácil: exige tempo, paciência, empenho, avanços e recuos. Exige também a aceitação do erro e a consciência de que, por vezes, existem dificuldades e obstáculos no caminho. Há que aceitá-los e tentar encontrar formas de ultrapassá-los.

Nesta fase inicial, existe a permanente tentativa de revestir as dinâmicas de aprendizagem com uma roupagem divertida, e existe, atualmente, por muitas vezes, a expectativa irreal, de que a escola e a aprendizagem têm de ser sempre assim: diversão plena. Mas, a realidade não é sempre assim. A escola não deve ser confundida com entretenimento, embora possa utilizar estratégias e recursos que a tornem mais apelativa e deva desenvolver estratégias cativantes e significativas. Esse desfasamento entre expectativa e constatação da realidade é uma das principais razões da desmotivação na aprendizagem, de forma global. Sim, é possível que as atividades bem organizadas, sejam, de forma geral, agradáveis e entusiasmantes, no entanto, nem sempre é possível que essa perspetiva seja vista, sentida e interpretada por todos os alunos como divertida. Para aqueles que já se encontram despertos e motivados, sim, é divertida e pode ser gratificante. No entanto, nem sempre é assim. Determinadas atividades, são, por natureza, repetitivas e exigem, por um lado, um esforço dedicado e, por outro, um nível elevado de concentração. É um processo diferente e único para cada criança. Está sempre dependente do seu ritmo, do seu amadurecimento gradual, da sua recetividade e da sua motivação. Este último, é um fator fundamental e um motor que faz a diferença e que acelera o “clique” que despoleta o desenvolvimento exponencial da aprendizagem da leitura.

Um dos fatores fundamentais para que os alunos se sintam mais cativados e entusiasmados para a aprendizagem da leitura é a proximidade e a ligação aos livros. Uma criança que observe, de forma habitual, os pais em momentos de leitura, e que, naturalmente, tenha contato com livros, por exemplo, através da leitura de histórias, poderá ser, proporcionalmente, mais sensível à leitura e isso poderá ser um input muito positivo para a sua motivação. O folhear dos livros, o tentar descobrir o que determinada palavra significa ou como se lê, as perguntas que podem surgir de pegar num livro, a curiosidade que vai crescendo e ficando mais aguçada… tudo isso… é uma espécie de pequeno grande salto poético estimulante para os mundos incríveis e as perspetivas amplas que se tornam visíveis quando a porta da leitura é aberta…e nada mais será igual.

Para terminar, deixo aqui algumas sugestões de leitura: A Aranha Antonieta e o AEIOU; O Cuquedo; A Flor vai ver o mar; A Ovelha Curiosa; Chocolata; O Dinossauro; Mimi e Rogério vão à praia; Lê lá, Lara!; Abecedário Maluco.

1º CEB: 1º Ano

Professor Pedro Campos