A Magia no Natal

A Magia no Natal cria memórias afetivas.

Esta é uma excelente altura para ajudar as crianças a criar, imaginar e a divertirem-se. Guardar um tempo para estar com elas e proporciones-lhes memórias agradáveis, é muito valioso. Contar histórias de Natal ajudam a estreitar os laços familiares e a conhecer melhor o que a criança pensa, sente e como ela se expressa diante do mundo.

O desenvolvimento das crianças está diretamente ligado às interações com os adultos, que lhes transmitem valores, mensagens culturais…

A imaginação na infância tem o seu processo criativo vinculado às vivências e experiências imediatas da criança. Vygotsky diz que nós nunca deixamos de criar e imaginar, a principal diferença é que os adultos conseguem, por meio do pensamento racional, controlar e direcionar a sua imaginação, enquanto as crianças imaginam incondicionalmente. Ou seja, a criatividade das nossas crianças depende muito das experiências e vivências que nós, adultos, lhes proporcionamos.

Está cientificamente comprovado que as crianças, com esse tipo de vivências, possuem uma maior criatividade, desenvolvimento cognitivo e um melhor desempenho quando solicitadas a criar uma história escrita ou falada. Sabemos que, atualmente, as crianças se sentem muito mais interessadas pelas atividades virtuais e eletrónicas, mas temos o dever de estimular a sua imaginação e criatividade.

A quadra natalícia, é sem dúvida um dos momentos mais importantes na vida dos menores. É altura de sonhar, imaginar…

O mais importante deste momento e aquilo que as crianças irão guardar nas suas memórias serão os preparativos que antecedem a visita do Pai Natal, as histórias que foram contadas, a ajuda para decorar a casa, o cheirinho das ementas, a espera ansiosa pela meia-noite…

Mitos como o do Pai Natal e rituais como as festas comemorativas mantêm vivas tradições muito antigas e são essenciais para o crescimento do ser humano.

1º CEB: 4º Ano

Patrícia Marques

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!