A importância de planificar

Planificar consiste numa breve descrição, sobre o que se pretende abordar em sala de aula. São, no fundo, linhas orientadoras que o educador ou professor deve seguir em prol dos seus alunos.

Quando se planeia uma atividade toma-se consciência do que se pretende fazer, definindo as aprendizagens mais significativas para as crianças. O docente ao planificar, transmite as ideias que tem sobre o tema, escolhe os conteúdos que tem a abordar, define os seus objetivos e pensa nas estratégias. É aqui que também se escolhe quais os materiais a precisar para a atividade e o tempo que irá disponibilizar.

É importante referir que a planificação não deve ser rígida, ou seja, não se deve seguir “à risca” tudo o que se descreveu no plano, devemos sim, adequá-lo às características e necessidades dos alunos. Pois as crianças são naturalmente imprevisíveis e nem sempre correspondem àquilo que queremos.

Apresento resumidamente as características que uma planificação deve ter:

É um meio de orientação do professor, contendo as diretrizes e os meios de realização do trabalho;

Deve ter uma ordem sequencial e progressiva. É uma forma de alcançar os objetivos com uma sequência lógica;

Deve ser objetiva, respeitando o meio envolvente e os alunos;

Deve haver coerência nos objetivos, nos conteúdos, nos métodos e na avaliação;

Deve ser flexível, podendo estar sempre sujeita a alterações.

É fundamental que tomemos assim consciência da importância de planificar, pois é, sem dúvida, um ato de pura organização do professor.

Educadora: Soraia Esteves

Creche