Importância do tema “Alimentação” no Pré-Escolar

A alimentação é um tema fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, especialmente no período pré-escolar. Durante esta fase, as crianças estão num processo de crescimento rápido e precisam de uma dieta equilibrada para garantir o desenvolvimento físico e mental adequado.

Trabalhar o tema da alimentação  no pre-escolar, é importante porque ajuda as crianças a desenvolver hábitos alimentares saudáveis desde cedo. Elas aprendem a reconhecer diferentes tipos de alimentos, a escolher os alimentos saudáveis e a entender a importância da variedade e equilíbrio na alimentação.

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para que a criança tenha nutrientes suficientes para suas atividades diárias, além de prevenir diversas doenças.

Tendo a escola, extrema importância na formação dos hábitos alimentares dos alunos, e como a maioria das crianças da sala dos três anos, não gosta das verduras, iniciámos neste mês de Janeiro o Projeto “Alimentação Saudável”.

Através da leitura de histórias, músicas, obsevação de imagens, atividades de culinária, atividades realizadas pelos Pais no Colégio, atividades de expressão plástica, e plantação de legumes na horta, vamos despertar a curiosidade das crianças,  em provar novos alimentos e ainda desenvolver o espirito de equipa e interajuda.

A alimentação no desenvolvimento infantil é um dos pilares de uma vida saudável, uma boa alimentação permite que as crianças desenvolvam as suas competências, e  tenham a energia disponível para absorver e assimilar as aprendizagens.

Este projeto tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças e formar hábitos alimentares saudáveis, além de desenvolver habilidades motoras, a autonomia e independência, consciencialização ambiental e o desenvolvimento de valores.

Pré-Escolar: Sala 3 Anos

Educadora Vânia Lopes