Os projetos têm destas coisas…
Na sala dos 5 anos são muitos os momentos onde existe espaço para partilhar, conversar, debater… E é exatamente por isso que surgem propostas com grande intensidade.
Desta vez, uma das crianças muito interessada no livro que levou para casa no âmbito do projeto de literatura “Vai e Vem” pediu para contar a história aos amigos. E assim foi… Em grupo ouviram e exploraram a história e muitas questões surgiram:
Como se fala por gestos?
Como é que os meninos que não ouvem conseguem tocar instrumentos?
O que são os diabetes?
Como é que os meninos cegos conseguem ler? E andar na rua?
Como ajudar os meninos “agitados”?
Nós, adultos, facilmente percebemos a abordagem do livro mas as crianças deram-lhe uma intenção diferente, uma verdadeira “lição de amor” como se intitula a história!
Conversaram, planearam, definiram as formas de encontrar respostas. Foram muitas as atividades que surgiram: caça ao som, experiências com a vibração da música, jogos de mímica, bingo sonoro, atividades da Escola Virtual no computador, experiências sensoriais e um circuito de olhos vendados que tanto clareza deixou na consciência das nossas crianças.
Mas, o que para além disso tornou estas semanas mais significativas, foram as duas visitas que tiveram na sua sala: uma terapeuta que trouxe o seu cão assistente e explicou a sua importância na vida das crianças e adultos portadores de necessidades específicas e uma professora surda que, juntamente com uma intérprete, lhes ensinou algumas palavras em Língua Gestual Portuguesa e partilhou a sua vivência de surda, demonstrando que existe forma de estarem 100% incluídos.
Na sala dos 5 anos foram duas semanas intensas e com uma envolvência extraordinária. As crianças puderam “sentir” as limitações das várias personagens do livro que representam crianças e adultos à sua volta e permitiu que tomassem consciência de como podem mudar o mundo para que este seja mais inclusivo e adaptado a todas e a todos!
Juntos Somos Mais Fortes!
Juntos Pelo Ensino!