Instrumentos de regulação do dia

O dia-a-dia das crianças no jardim de infância deve ser vivido de forma democrática, desde que se chega ao colégio, até saírem ao fim do dia. Há instrumentos que fazem a diferença na forma como a prática do Educador planeia e organiza o ambiente educativo para que seja o mais ajustado e diversificado para o grupo de crianças. Há instrumentos de regulação que a Educadora Ana utiliza na sala dos 5 anos por acreditar na sua importância, funcionalidade e intencionalidade. São adequados à faixa etária dos grupos, às suas necessidades, características e rotinas.

O Calendário é um dos instrumentos presentes na sala dos 5 anos. Nele assinala-se a passagem de tempo e os acontecimentos importantes, como os aniversários, passeios, festividades, entre outras datas que se revelam significativas para o grupo.

O Mapa de Atividades é uma ferramenta que ajuda as crianças a organizarem as suas escolhas no tempo de atividades livres em sala. Serve, também, para planearem o que querem fazer, tendo uma maior consciência das áreas que frequentam mais e menos vezes. Em grande grupo, analisam mensalmente o mapa, partilham opiniões e observações, tendo como objetivo que, com o tempo de discussão, ajustem as suas escolhas, experimentando outras atividades que poderão não ser tão aliciantes ou interessantes num primeiro impacto levando a uma diversidade de experiências e, consequentemente, de aprendizagens.

Outro instrumento de regulação utilizado na sala dos 5 anos é a Agenda Semanal, apesar de existir uma flexibilidade no dia-a-dia do grupo, existem algumas que são estanques e, por isso, é interessante que as crianças compreendam os tempos e tomem consciência da rotina no começo de cada dia, permitindo-lhes também organizar o teu tempo.

Por último, o instrumento que a Educadora Ana considera a maior mais valia – o Diário de Grupo – por acreditar que o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças passa pela forma como organiza e disponibiliza todo o ambiente educativo. Este instrumento de avaliação possibilita às crianças a sua participação democrática naqueles que são os momentos de reflexão e planejamento, sejam eles diários ou semanais.

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar preveem esta necessidade de “promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania” e é nesta perspetiva que se insere este momento onde conversam e registam as suas observações.

O objetivo destes momentos de partilha é que a criança, sendo possuidora de uma voz própria, se envolva num diálogo democrático e na tomada de decisões. Ao falar do que fez, do que gostou e não gostou e do que gostaria de fazer, a criança torna-se agente da sua aprendizagem, desenvolve o seu sentido de pertença no grupo e, principalmente, ganha consciência do seu “eu” e da sua identidade.

Todos estes instrumentos de regulação têm uma intenção e função e, principalmente, que sejam utilizados de forma ajustada e significativa para o grupo acreditando, sempre, na autonomia e valorização das crianças.

Educadora Ana Matias

Pré-Escolar: Sala 5 anos