Os 5 anos e as medições…
Na sala dos 5 anos existe sempre espaço para partilhas individuais e estas são, sempre que possível, aproveitadas para momentos de aprendizagem de grupo. Desta vez, a amiga Mariana foi ao médico e trouxe um registo da sua altura e peso. Facilmente a conversa se proporcionou e surgiram as primeiras partilhas:
– “Eu sou o mais alto da sala”
– “Eu sou mais velho que o Afonso mas sou mais pequeno”
– “Eu tenho mais tamanho que quando tinha 4 anos”
Decidimos que podemos medir-nos utilizando a medida dos leggos: Quantos leggos são precisos para fazer o meu tamanho? E foi isso que fizeram!
“Que outro instrumento de medição podemos utilizar?” – A Educadora Ana questionou e, com grande entusiasmo, utilizaram uma fita métrica para medir as torres de leggos e, assim, saberem a sua altura em centímetros.
Depois chegou o momento de analisar os dados recolhidos e chegar a conclusões mais concretas: todos têm 100cm; depois de analisar os números das centenas exploraram as dezenas e descobriram que existem 4 meninos que são os mais altos e, por último, analisando a coluna das unidades chegaram à conclusão que o menino mais alto da sala é o F.
Foi uma análise complexa, mas deram os primeiros passos nas competências ligadas à matemática no domínio do sentido das medidas. Aprender através do que tem significado individual! 🍀
Uma boa semana a toas e a todos!
Juntos Somos Mais Fortes!
Juntos Pelo Ensino!