A importância das Artes no Ensino

«As Artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção» (Ministério da Educação, 2001: 149).

Além disso, a arte tem como função desenvolver o sentido criativo do indivíduo, constituindo (no que diz respeito ao ensino) este poder de criação um fator relevante no processo educativo da criança.

É preciso referir que compete à escola o papel de transmitir não só saberes, mas também de saber-fazer, no sentido de dar às pessoas linhas de orientação necessárias para uma melhor adaptação a um mundo complexo.

Repare-se, aliás, no relatório para a UNESCO, “Educação para o século XXI”, onde se refere que a educação deve estruturar-se à volta de quatro aprendizagens necessárias, sendo estas os pilares do conhecimento para cada pessoa durante toda a vida: […] aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes (DELORS et al., 1996: 90).

Como se vê nestas palavras, é evidente que o papel da arte na educação não deve ser encarado apenas como uma forma de expressão e de interpretação do mundo mas, paralelamente, como um meio útil e indispensável na aquisição de outros conhecimentos das diferentes áreas do currículo.

1º CEB: 3º Ano

Professora Vera Batista