O Teatro no JI

 

            No início deste mês, o grupo da sala dos 4 anos foi ao Teatroesfera ver a peça de teatro da Bela e do Monstro.

Juntos realizámos a contagem decrescente no calendário, até ao dia da visita e em grande grupo abordámos diferentes conceitos e vocabulário da linguagem teatral, como o palco, personagens, enredo, cenário, o ator/atriz e o encenador.

Nestas idades as crianças possuem uma imaginação vasta e gostam bastante de histórias de fantasia, criando novos mundos e diferentes personagens.

            As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016, p.53), defendem que através do contacto com práticas teatrais de diferentes estilos, géneros e origens culturais (espetáculos, performances e o teatro de fantoches.) em contextos diversificados (auditórios, sala de espetáculos, rua) e com recurso a vários suportes (bibliográfico, audiovisual, multimédia, digital, etc.), que possibilita às crianças tomarem consciência que o teatro é uma arte integradora de outras linguagens artísticas e de diferentes meios técnicos (música, artes visuais, multimédia, luz, etc.).

 A observação de diferentes manifestações teatrais contribui para a apreciação da arte dramática ou teatro e para o desenvolvimento da sensibilidade estética das crianças.

 

Boa semana para todas e para todos!

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!