Festividades e competência intercultural nas aulas de Inglês

 

 

Desenvolver a competência intercultural nas aulas de Inglês consta no programa de Aprendizagens Essenciais. Neste documento sugere-se   que alunas e alunos interculturalmente competentes sejam capazes de reconhecer realidades interculturais distintas. Para tanto, é necessário que eles saibam reconhecer “elementos de sua própria cultura bem como reconhecer caracteristicas elementares da cultura anglo-saxónica”. Para tanto, um dos tópicos a serem trabalhados em sala de aula é a identificação de algumas festividades. 

 

No dia 17 de março celebra-se o St. Patrick’s Day, feriado tipicamente irlândes muito expressivo também nos Estados Unidos. Portanto, trabalhamos alguns dos símbolos dessa tradição em sala de aula. Nas turmas do 1º e 2º ciclo a origem da celebração foi apresentada em forma de vídeo, na sequência, os alunos e alunas coloriram um dos símbolos da celebração.

 Nas turmas da creche e do pré-escolar havia sido feito um trabalho com as cores na semana anterior de modo que o produto final foi justamente reconhecer as cores do arco-íris (um dos símbolos de lendas irlandesas). Os trabalhos das alunas e dos alunos foram expostos na sala polivalente para apreciação de todos. 

Uma boa semana a todas e a todos!

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!