Projeto Pré-história

 

Na sala dos 5 anos são muitos os momentos de partilha. Desta vez, a amiga F. trouxe muitas novidades para partilhar – fotografias, um panfleto, um mapa (…). Muitas curiosidades surgiram, mas o que deixou o grupo mais interessado foram as pinturas rupestres: o que são? Quem as pintou?

A Educadora Ana registou as partilhas sobre aquilo que pensavam saber sobre o assunto e sobre aquilo que queriam descobrir. Rapidamente começou o processo de planificação de um novo projeto, desta vez sobre a Pré-história.

Visualizaram vídeos sobre o paleolítico e, de seguida, fizeram uma lista de palavras relacionadas com o tema, contando as sílabas de cada uma delas e o número de letras.

Houve também oportunidade de ir ao exterior recolher materiais naturais que fizessem sentido no desenvolvimento das atividades planeadas e, livremente, exploraram e descobriram as suas potencialidades – construíram ferramentas, tentaram fazer fogo, fizeram utensílios para a caça.

Não podiam passar pelo projeto da Pré-história sem fazer pinturas rupestres… Pesquisaram e, juntos, envolveram os ingredientes necessários para colorir as paredes com histórias. Água, terra e tinta vermelha (para substituir o sangue dos animais que utilizavam) foram os ingredientes para uma manhã cheia de cor e boa disposição!

Verdadeiros homens da Pré-história que durante a próxima semana continuarão a descobrir as respostas às suas dúvidas iniciais.

 

 

Uma boa semana a todas e a todos!

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!