A importância da interação dos familiares na comunidade educativa

Depois do nascimento, a criança é inserida num contexto familiar, onde fica responsável pelos cuidados físicos, pelo suporte emocional, moral e cultural da criança na sociedade. Muitas vezes, os pais estão preocupados/envolvidos com os outros problemas (profissionais, pessoais, financeiros) que se esquecem de dar a devida atenção aos seus filhos, levando muitas vezes a um afastamento entre pais e filhos. Consideramos fundamental que nos dias de hoje, as escolas devem ser promotoras de políticas e estratégias que promovam uma maior aproximação dos pais à escola, de forma a existir benefícios na vida escolar das crianças.

“A escola não espera muito dos pais quando se trata de acompanhamento da vida escolar

de seus filhos. Comparecer a reuniões de pais e mestres, manter contato com a escola sempre que for necessário, e principalmente atenção e cumprimento às atividades de casa. Esse envolvimento pode ser espontâneo ou incentivado por políticas da escola ou do sistema de ensino (Carvalho, 2000).

O nosso colégio muito privilegia essa relação. É importante para nós envolver os familiares nas aprendizagens dos alunos. Durante o ano letivo, conseguimos estruturar as nossas atividades proporcionando essa mesma interação. Esta poderá constituir de diversas formas, tais como:

orientar os familiares quando dinamizarem uma pequena atividade na sala de aula – hora do conto, culinária, experiências, conversas de grupo, etc;

Participação em datas festivas;

Proporcionar atividades onde exija darem continuidade em casa;

Participação em reuniões de forma a melhorar as aprendizagens dos alunos;

Na educação de infância, não podemos pensar que a criança faz parte de um grupo, elas trazem consigo vivências que ocorrem dentro do seio familiar. É em parceria que os pais e educadores devem estabelecer uma boa comunicação de forma a existir uma interligação destes dois mundos, convergindo num só único objetivo: o desenvolvimento das crianças.

Educadora Soraia Esteves

Creche